Energia Solar - Sistemas Isolados

O Sistema Isolado objetiva a geração de energia através da captação da energia do sol, armazenando a mesma em um banco de baterias estacionárias, possibilitando aos locais remotos e de difícil acesso a energia elétrica, de obter sua própria geração da mesma, sendo autossustentável e minimizando a dependência de motores a combustível.

O ideal é instalar os painéis solares voltados ao norte utilizando a melhor inclinação para cada região geográfica e assim proporcionar o melhor aproveitamento do sistema ao longo do dia.

O sistema é dimensionado a partir dos consumidores que serão utilizados no local da instalação, dessa forma o consumo, tempo de uso e quantidade dos equipamentos são pautados para que o sistema alimente-os adequadamente durante o dia e a noite.

Para autonomia deste utilizamos um banco de baterias junto de um controlador de carga que tem como função prolongar a vida útil das baterias e controlar a energia captada pelos módulos mandando para os consumidores e logo, carregar o banco de baterias. O inversor tem a função de transformar a energia recebida em Corrente Contínua (CC) alimentando os consumidores em Corrente Alternada (CA).

Normalmente a chuva faz a limpeza das placas, mantendo-as limpas, mas de todo modo o procedimento adequado é observar se algum objeto ou planta estão causando sombras e se há sujeira acumulada nas placas, o que atrapalha o rendimento do sistema, portanto limpar as mesmas de tempos em tempos é o ideal, garantindo seu bom rendimento.

Quanto ao inversor, controlador de carga e o banco de baterias, é necessário instalá-los em lugares bem arejados, sem umidade, protegido de intempéries garantindo uma longa vida útil ao equipamento e maior rendimento, não tendo nenhum custo adicional para sua manutenção.

Os módulos são conectados de acordo com a sua tensão de trabalho (Sistemas em 12 / 24 / 48 Vcc).

É necessário o máximo de cuidado ao realizar a conexão do banco de baterias geralmente devido a sua grande capacidade de corrente.

Após realizar as conexões, dos cabos ao inversor que fará a conversão da corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), toda energia gerada pelos módulos solares, entrará para a carga das baterias e/ou utilização dos consumidores destinados ao sistema.

O banco de baterias deve ter sua conexão de acordo com a tensão do sistema utilizado e o seu dimensionamento é quem definirá a sua autonomia.

O Sistema não para de funcionar.

Por medidas de segurança, dimensionamos o armazenamento de energia atendendo a necessidade de cada projeto, garantindo assim, o funcionamento do sistema mesmo quando o tempo não estiver ensolarado/melhor condição.

Não é recomendado o uso de equipamentos ou aparelhos elétricos de alto consumo de energia devido aos grandes picos de trabalho que os mesmos necessitam.

Dessa maneira, os inversores além de queimarem, o sistema passa a ter proporções muito maiores do que o esperado e mesmo assim corre o risco de não ser efetivo.

Portanto, os equipamentos de baixo consumo são recomendados e possibilitam o dimensionamento do sistema sem causar maiores danos e logo, atendem a maioria dos projetos.

Os produtos fornecidos pela SOLARIS atendem rigorosas normas de qualidade e eficiência, certificados pelo INMETRO, visando instalações de maior produtividade de energia, robustas e duradouras com a melhor relação custo/benefício.

A SOLARIS conta com um departamento de Pesquisa e Desenvolvimento que continuamente vem aperfeiçoando seus equipamentos e metodologias empregadas em novos projetos.

  • Não polui o meio ambiente e oferece soluções para bombeamento de água, eletrificação de cercas, de postes de luz, dentre outros consumidores.
  • Possibilita aos locais remotos e de difícil acesso a energia elétrica que tenham a própria geração.
  • Os painéis fotovoltaicos são potentes e eficazes, com vida útil de mais de vinte anos, garantindo um excelente investimento.
  • A energia além de ser limpa e renovável, contribui para uma vida melhor.
  • O fornecimento da energia é constante e ininterrupta.

Veja Também

Sistemas Conectados à Rede

Sistemas Conectados à Rede

Iluminação LED

Iluminação LED

Solaris Fotovoltaica

Rua: José Massucato, 861 - Cidade Jardim, Leme - São Paulo
Tel.: 19 3554 6347

FW2 PROPAGANDA